Intervenção Bidirecional

Atuamos sempre numa política de proximidade com os nossos beneficiários (humanos), ajustando o mais possível os objetivos da nossa intervenção às reais necessidades dos mesmos. Assim, alguns dos nossos projetos têm um caráter unidirecional, ou seja, pretendem beneficiar o público-alvo diretamente envolvido – neste caso, a intervenção é acompanhada por cães cuja preparação é muito robusta, e o seu treino contínuo ao longo da sua vida ativa. 

Alinhando com a evidência científica já aferida internacionalmente e os resultados do impacto gerado em alguns programas, estamos ainda a implementar iniciativas cujo design assenta numa intervenção bidirecional, ou seja, que se propõem a melhorar a qualidade de vida tanto dos beneficiários diretos envolvidos (humanos), como dos animais selecionados para o efeito, com vista à capacitação dos indivíduos envolvidos. Comumente, inclui animais provenientes de contextos “sem família” (acolhidos, abandonados, …) que beneficiarão tanto eles como os humanos alvo da intervenção do aumento de competências, aos níveis: emocionais, comportamentais, relacionais e/ou sociais. O foco do trabalho é potenciar a sua posterior (re)integração social, tornando-os mais ajustados à vida em comunidade.

Intervenção na Fobia Específica a Cães

“A coragem não é a ausência de medo, mas o triunfo sobre ele. O homem corajoso não é aquele que não sente medo, mas aquele que conquista por cima do medo.”  Nelson Mandela 

Este tipo de Intervenção específica é realizada por uma equipa multidisciplinar, composta por um Psicólogo (a) e um guia canino. Através de um processo de dessensibilização sistemática, a pessoa aprende a relaxar na presença de um cão nos vários contextos do dia-a-dia. O objetivo último é que a pessoa consiga estar em qualquer contexto público, sem se sentir incomodada com a presença ou com a possibilidade da presença de cães.

Educação Assistida por Cães

Intervenção baseada em projetos de âmbito educativo, com conteúdo académico ou formativo, com recurso à inclusão de um cão devidamente treinado. É uma intervenção com metas definidas, planeada e estruturada, aplicada por profissionais da área, em que o progresso do aluno é medido e documentado.

Atividades Assistidas por Cães

Estas têm um carácter lúdico e pretendem a melhoria da qualidade de vida e aumento do bem-estar dos indivíduos, tendo por base os benefícios da relação Homem-animal. Estas atividades, podem ser desenvolvidas com grupos de beneficiários em contexto institucional ou sob a forma de visitas. Nestas, não se desenvolvem atividades específicas, apenas  a visita do animal e do seu guia humano, já que o objetivo é proporcionar companhia, afeto, motivação para enfrentar as dificuldades diárias, bem como um enriquecimento do quotidiano de quem está internado ou a viver numa instituição…

Terapia Assistida por Cães

As Terapias Assistidas por Animais baseiam-se na capacidade de vinculação entre o Homem e o animal, através de intervenções planificadas para atingir determinados objetivos. O animal é parte integrante do tratamento e as terapias são sempre dirigidas e desenvolvidas por profissionais da saúde e ciências humanas, com formação em Intervenções Assistidas por Animais, que desenvolvem atividades dentro da área de atuação da sua profissão. Estes profissionais traçam os objetivos terapêuticos que se pretendem atingir com a intervenção, e guiam as sessões no sentido de os alcançar, sendo todo o processo terapêutico avaliado.

Título deste projeto

Lead do destaque, em 1994 nasceu a DTC – Dogs Training Concept®. Fundamos a marca em Viana do Castelo, com vista a promover um maior entendimento e cumplicidade entre cuidadores e os seus cães.

Em 1994 nasceu a DTC – Dogs Training Concept®. Fundamos a marca em Viana do Castelo, com vista a promover um maior entendimento e cumplicidade entre cuidadores e os seus cães. Desde então diversificamos a nossa atuação em várias promovemos aulas para donos, onde capacita quem nos aprendem como lidar e comunicar de forma mais natural e clara com o seu cão. Qualquer treino deverá contar com a participação ativa dos cuidadores e suas famílias!

Em 1994 nasceu a DTC – Dogs Training Concept®. Fundamos a marca em Viana do Castelo, com vista a promover um maior entendimento e cumplicidade entre cuidadores e os seus cães. Desde então diversificamos a nossa atuação em várias promovemos aulas para donos, onde capacita quem nos aprendem como lidar e comunicar de forma mais natural e clara com o seu cão. Qualquer treino deverá contar com a participação ativa dos cuidadores e suas famílias!

Em 1994 nasceu a DTC – Dogs Training Concept®. Fundamos a marca em Viana do Castelo, com vista a promover um maior entendimento e cumplicidade entre cuidadores e os seus cães.