Voltar
ArtigosDTC Dogs & People

27 Mai 2024

Cuidados a ter com a chegada do calor – Por Luísa Cruz (Educadora Canina DTC)

Aparece o sol e a vontade de passear com o nosso cão aumenta!
Passeios à beira-mar ou na natureza, almoçar numa esplanada ou fazer um picnic num jardim são bons programas para ter com o nosso melhor amigo. No entanto, o aumento do calor significa aumento dos cuidados que devemos ter na hora do passeio:
– evitar passear em horas de maior calor e, se o fizer, dar primazia a locais frescos com muita sombra e com acesso a água;
– antes de ir passear coloque a sua mão no asfalto. Com o sol o asfalto tende a aquecer muito e pode queimar as patas dos nossos cães. Se estiver muito quente para a nossa mão durante 5 segundos, irá estar muito quente para eles!
– evitar deixar o cão dentro do carro, mesmo que por pouco tempo. Um carro ao sol aquece de forma exponencial, mesmo com a janela ligeiramente aberta.
– ter água disponível para os hidratar.
Em geral, cães braquicefálicos têm uma maior dificuldade em respirar e, com o aumento do calor, a dificuldade também aumenta. Por isso, deve-se ter um especial cuidado com estas raças. Cães idosos ou debilitados também requerem um cuidado redobrado, tanto fora de casa como dentro.
No dia-a-dia, sempre que possível garantir que os nossos cães estão numa zona da casa mais fresca e com circulação de ar. Lembrar de trocar a água sempre que possível por água fresca. Caso esteja muito calor pode até adicionar uns cubos de gelo na água. A utilização de um tapete de arrefecimento ou uma toalha molhada também pode ser uma boa estratégia para ajudar a refrescar os nossos cães.
Se o seu cão gosta de se deitar ao sol, a utilização de protetor solar pode ser aconselhada, especialmente para cães com pouco pêlo ou com zonas sem pêlo, nomeadamente orelhas, nariz, axilas e barriga.
Aproveitem os passeios, com o cuidado necessário!

partilhar