Voltar
Artigos

30 Mar 2023

Enriquecimento ambiental – Por Luísa Cruz (Educadora Canina DTC)

Os nossos melhores amigos têm um passado no qual viviam da natureza e estavam habituados a ter uma série de comportamentos que em casa podem não conseguir ter, tais como andar em liberdade, roer, escavar, procurar o seu próprio alimento e superar os desafios do dia-a-dia. De forma a evitarmos ou reduzirmos problemas comportamentais é importante tentarmos melhorar a qualidade de vida dos nossos cães, aproximando-a, dentro do possível, à vida que teriam no seu habitat natural. Quanto mais entediado e com mais energia o nosso cão estiver, maior a probabilidade de arranjar uma distração que não vai ser do nosso agrado.
Existem várias estratégias que podemos aplicar de forma a enriquecer o ambiente do nosso cão dentro e fora de casa:
– Durante o passeio não podem andar em liberdade, mas podemos utilizar trelas longas e deixar os nosso cães usufruir do seu passeio e cheirar todas as ervinhas que quiserem. No passeio podem escavar, farejar, rebolar na terra e ser felizes. Podem alterar os percursos e os locais de passeio, privilegiando locais com mais natureza;
– Ter um cão que rói os móveis e rodapés não é o ideal, mas os cães têm necessidade de roer, por isso é importante oferecer-lhes brinquedos próprios para tal. Pode ter vários espalhados pela casa e incentivar que ele os utilize;
– Na hora da refeição pode colocar de lado as típicas taças e oferecer a comida em brinquedos didáticos! Entre brinquedos dispensadores de ração, puzzles, tapetes de lamber, brinquedos para rechear com comida e tapetes olfativos, as opções de escolha são muitas.
– Crie desafios! Pode ensinar um novo truque, esconder biscoitos pela casa e ele tem de procurar, criar uma pista de obstáculos para ultrapassar. Usem a imaginação.
– Os cães são seres sociais. Crie momentos em que o seu cão possa estar com outras pessoas e outros animais, desde que ele esteja confortável na situação.
– Momentos de brincadeira, com os membros da família (humanos e não humanos) ou com pessoas e animais amigos são também momentos importantes e prazerosos!

partilhar