Damos abraços de quatro patas.

A DTC Social foi fundada em 2010 e desde então tem vindo a implementar várias iniciativas de impacto na comunidade, com recurso a Cães de Ajuda Social.

De quatro patas e todas as formas.

Eles ajudam-nos a contribuir para a mudança em cada um dos que nos procuram. Acompanhados por uma equipa multidisciplinar especializada, atuam juntos aumentando o impacto da sua ação.

Player de vídeo

Criamos sorrisos…

Por trás de cada sorriso há uma história escrita por pessoas reais…  

Mãe de um dos nossos beneficiários

Com 10 anos, mudou de escola e passou a portar-se mal na escola. Depois, começou a não querer dormir. Tinha medo de se abandonar ao sono. Começou a roer as mangas e as golas das camisolas, e,um dia, chorou sobre o pequeno-almoço porque não ia aguentar mais um dia de escola. Uma criança alegre e inteligente não se comporta assim. Fez-se um diagnóstico e precisava de ajuda.Entretanto criara, sabiamente, uma muralha à sua volta para que não lhe reconhecessem as fraquezas. Com palavras não iamos lá. Pontapeava a ar à saída das sessões. Chorava baba e ranho antes de entrar. “Se ao menos fosse para estar com aquele cão bonito que passava na sala de espera…” E foi. Passou a ser. Passou a ter a Tashi, depois o Cusca, depois conheceu o Freitas, o Cooper, a Roma...E a treinar os cães enquanto cuidava de si. E treinou, e cuidou, e foi ajudado. E, três anos e dois cães (em casa) depois, teve alta. E vive tranquilo. Um adolescente alegre e inteligente. Seguro de si.

Coração D’Ouro – Sara

Querida DTC Os dias que passei com vocês com certeza foram os melhores da minha vida. No início eu realmente não gostei da ideia de terapia com animais, achava que seria uma seca -” mais duas psicólogas para me chatear” - mas aos poucos tanto os cães como vocês me fizeram ficar interessada nesta atividade. Já não olhava aquilo como uma obrigação muitos menos tedioso, aguardava ansiosamente por cada sessão, mesmo que no início não quisesse admitir cada sessão foi uma aprendizagem para a vida, agradeço-vos pela paciência e pelo carinho. Foi graças a vocês que descobri a profissão dos meus sonhos e me interessei ainda mais por animais (o que achava impossível), também vos quero agradecer por todas as oportunidades que me deram. Irei vos levar sempre no meu coração. Beijos, Sara

Coração D’ouro – Diana Paquete

Quando me foi proposta esta oportunidade de estagiar na DTC, não tive duvidas de que era o que eu queria para mim. Imaginava que esta poderia ser uma forma de melhorar a minha interação com o outro e, também, de me autoconhecer de um modo mais profundo. Aliado a tudo isto, podia estar conectada aos animais, que sempre foram umas das minhas grandes paixões. Esta experiência foi tão positiva para mim que me é difícil enumerar aspetos a melhorar. Adorei ver e sentir a alegria que os cães transmitem e, com eles, estabelecer uma relação. O convívio com os colegas da equipa foi, também, uma experiência inesquecível. Nunca me senti diferenciada na relação com eles e guardo o respeito que me deram para o longo da vida. Além de tudo isto, aprendi muito sobre a forma de ensinar/treinar os cães e progredi nos cuidados que hoje me considero capaz de lhes dar. Por último, posso afirmar que esta experiência contribuiu imenso não só para ocupar os meus tempos livres, mas principalmente para organizar os meus dias. Esta estrutura no dia a dia trouxe-me objetivos que permitiram melhorar o meu humor e saúde emocional. Foi uma experiência que, sem dúvida, repetiria. Por tudo isto, não existe, na minha opinião, nada que eu alterasse. Pelo contrário, sinto-me grata pela oportunidade e voto de confiança que me foi dado.
Diana Filipa Monteiro Paquete

Coração D’ouro, Equipa Técnica

Os «Patudos d’Ouro» nasceram de uma parceria entre a Casa de Acolhimento Especializado Coração d’Ouro e a DTC Social. O objetivo era dinamizar uma intervenção diferenciada com jovens acolhidas com problemas de comportamento, procurando intervir na aquisição de competências pessoais e sociais, através da Terapia Assistida por Animais (TAA) nesta população. Verificamos que o impacto deste projeto junto da população-alvo foi francamente positivo, com ganhos e benefícios claros para todos os envolvidos. Assim, e tendo obtido resultados tão evidentes para a população acolhida na Casa de Acolhimento Especializado Coração d’Ouro, foi assegurado a continuidade deste projeto e desta intervenção tão diferenciada. Os benefícios deste projeto, foram também muito evidenciados pelos próprios jovens alvo do mesmo e seus familiares através das suas verbalizações onde revelavam a gratificação de participar nas sessões semanalmente e como ficavam ansiosos com a chegada dos seus patudos.

Propõe uma intervenção.

Descreva a tua ideia de forma sucinta e entraremos em contacto contigo para alinhar os pormenores da tua proposta.

A DTC SOCIAL tem vindo a abraçar propostas de empresas ou particulares que pretendem contribuir, com a nossa ajuda, para proporcionar experiências de afecto animal a pessoas a quem acreditamos que podemos trazer alegria.