Patudos na Idade D’Ouro
Com o objetivo de combater o isolamento social de um grupo de séniores do município, a Gondomar Social – com o apoio do BPI Fundação La Caixa – contactou a DTC Social e assim surge o Patudos na Idade D’Ouro.
A par deste apoio à comunidade sénior, pretende-se ainda criar uma dinâmica intergeracional, capacitando jovens do município sobre bem-estar animal, para que possam auxiliar os séniores com os seus animais.
Assim, o «Patudos na Idade d’Ouro» é um projeto com 3 vertentes distintas mas complementares:
– «Hora do Cão»: com frequência semanal, destinado a 8 a 10 séniores/grupo em que são desenvolvidas atividades de estimulação e desenvolvimento de competências com cães treinados para o efeito.
– «Cão ao domicílio»: semanalmente um duo de Psicólogo + guia com cão, deslocar-se-á ao domicílio de idosos dependentes/com dificuldades de mobilidade para desenvolver ações de estimulação cognitiva.
– «Núcleo 4 patas» ação de capacitação de jovens para que possam dar apoio ao cuidado de animais, mais concretamente com ações de Dog walking. Aqui pretendemos potenciar uma sinergia entre duas gerações e aliar a energia e disponibilidade dos jovens ao suprimento de necessidades dos mais velhos.
A decorrer ao longo de todo o ano de 2024.